SEM LIMITE

RADIO ANOS 80

 

 

 
     
Bon Jovi
    

ÚLTIMOS ALBUMS

Subir texto
Descer texto
Skid Row, Poison, Cinderella, Warrant. São tantas as bandas de hard-rock de sucesso dos anos 80 que sobreviveram. E as que ainda permanecem juntas vivem o mesmo enredo: vendem poucos discos e tocam para platéias cada vez menores. Mas esse não é o caso do Bon Jovi, que se reinventou com sucesso desde seu começo e já vendeu assombrosos 100 milhões de discos. 

Tudo começou quando o adolescente Jon Bongiovi, apaixonado por rock n' roll, encontrou uma grande oportunidade de ficar perto de seus ídolos quando seu primo Tony, proprietário do famoso estúdio Power Station, contratou-o para trabalhar como zelador. Logo, o jovem Bongiovi começou a aproveitar seu tempo livre para gravar demos com alguns músicos famosos que passavam pelo estúdio, como os integrantes da banda de Bruce Springsteen, a E Street Band. 

Uma dessas demos, "Runaway", fez sucesso numa rádio local de Nova Jérsei, cidade natal do músico. Bongiovi resolveu então montar uma banda, o Bon Jovi, recrutando seu amigo de infância, David Rashbaum (que depois mudaria seu sobrenome para Ryan), além do guitarrista Dave Sabo, o baixista Alec John Such e o baterista Tico Torres. 

Em 1983, a banda assinou com a Polygram/Mercury e Jon alterou seu Bongiovi para Bon Jovi. Antes de entrar no estúdio, Sabo deixou o grupo, dando lugar a Richie Sambora. No ano seguinte a banda lançou seu disco de estréia, intitulado apenas de "Bon Jovi". Em pouco tempo a faixa "Runaway" chegou ao Top 40. 

Em 1985 saiu o segundo trabalho do grupo, "7800 Fahrenheit", que acabou ganhando disco de ouro. Mas a banda ainda não havia alcançado seu maior sonho, que era o superestrelato, e preparou algumas mudanças para seu terceiro álbum, "Slippery When Wet". Para tanto, contratou um letrista profissional, Desmond Child, e juntos escreveram 30 canções. 

Após o processo de composição, o grupo fez algumas audições com adolescentes de Nova Jérsei e Nova York, usando a reação do público como base para o repertório do disco. "Slippery When Wet" foi lançado em 1986 e vendeu nada menos do que nove milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. "You Give Love A Bad Name" e "Livin On A Prayer" foram número um nas paradas enquanto "Wanted Dead or Alive" chegou ao Top Ten. E o Bon Jovi finalmente atingiu sua meta - virou um dos principais grupos de rock do mundo.

A banda repetiu a fórmula bem-sucedida em seu disco seguinte, "New Jersey", de 1988, que chegou ao topo das paradas assim que foi lançado. O álbum vendeu cinco milhões de cópias (só perdendo para o espantoso número de "Slippery When Wet") e gerou dois singles número um, "Bad Medicine" e "I'll Be There for You", além dos hits de Top Ten "Living in Sin", "Born to be my Baby" e "Lay your Hands on Me". 

No ano seguinte, a banda gravou o disco "Heart of Stone" com a então namorada de Sambora, Cher, enquanto saía numa exaustiva turnê mundial de um ano e meio. Depois disso, o quinteto tirou merecidas férias. Jon aproveitou para, em 1990, gravar a trilha sonora do filme "Jovens Demais Para Morrer". Intitulado "Blaze of Glory", o disco foi um enorme sucesso, rendendo o primeiro lugar para a faixa-título, além de indicações para o Grammy e o Oscar. 

Em 1992, saiu o quinto álbum da banda, "Keep the Faith". O disco não foi um estouro de vendas como seus antecessores, mas ainda assim foi um sucesso, graças, em grande parte, ao megahit "Bed of Roses". Dois anos depois foi a vez da coletânea "Cross Road" (que emplacou a balada "Always") e, em 1995, o sexto trabalho do Bon Jovi, "These Days", que fez mais sucesso na Europa do que nos Estados Unidos. 

O primeiro disco solo oficial de Jon Bon Jovi saiu em 1997, deixando no ar a suspeita de que a banda acabaria. Mas em 2000, o Bon Jovi voltou à ativa lançando o álbum "Crush". O álbum atingiu as paradas com os singles "It's My Life" e "Thank You For Loving Me". Dois anos depois, lançaram "Bounce" e o grupo saiu em turnê com o Goo Goo Dolls. 

No ano seguinte, os maiores sucessos da carreira do Bon Jovi foram regravados em versão acústica no disco "This Left Feels Right", seguido pelo DVD com o mesmo título, em 2004. Em 2005, o grupo lançou o álbum "Have a Nice Day" e, em 2007, saiu "Lost Highway".

Em 2009, a banda lançou um documentário: "When We Were Beautiful", mostrando registros da turnê Lost Highway, a mais bem sucedida do grupo. O documentário também comemora os 25 anos de carreira do Bon Jovi. 

Em novembro de 2009, a banda lança o álbum "The Circle". 

Em 2011, o guitarrista Richie Sambora estave internado numa clínica de reabilitaçăo. O motivo alegado foi abuso de álcool e cansaço pelo grande número de shows. . O show que marcou o seu retorno aos palcos foi realizado ontem (08/06), em Zagreb, na Croácia. Em todo o período de afastamento, Sambora foi substituído pelo canadense Phil X.
Subir texto
Descer texto
Alice in Chains


 

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.